domingo, 21 de outubro de 2007

O churrasco


Capa do DVD em questão

Domingo passado teve um churrasco aqui em casa pra comemorar o sucesso de uma cirurgia recém-realizada por minha mãe (ela, coitada, retirou o útero). Marcaram presença: eu, minha tia Rosa, minha avó Aracy, meu avô Samuel, meu pai, minha mãe e meus primos Lucas, Naná e Felipe, todos por parte de mãe.

Minha tia Rosa, fervida como é, trouxe de casa alguns DVDs de música ao vivo, pra animar o ambiente enquanto a carne assava, o tempo passava e eu me embriagava. Entre as novidades, o DVD do Barão Vermelho tocando ao vivo no Rock in Rio 1, em 1985. “É o mesmo que estão anunciando na TV”, ferveu ela.

Nunca imaginei que Rosemary Maria, a fervida, teria esse tipo de gosto musical (assim como ela nunca deve ter imaginado que eu também o tivesse). De qualquer forma, botamos o disco pra rodar e, enquanto ele rodava, minha tia foi falando. Disse que, em 1985, ela tinha 18 anos e fervia pencas ao som daquelas músicas; contou que, naquele tempo, todo mundo usava aquelas roupas e que o povo era mesmo muito doido.

De fato, aquela era uma época bem especial para o Brasil. Na mesma data do show do Barão Vermelho que está no DVD 15 de janeiro de 1985 Tancredo Neves foi eleito presidente, com a promessa de redemocratizar o país após 21 anos de governo militar.

Sem censura, 85 mil pessoas se jogaram na lama da Cidade do Rock, feliz da vida por acreditar ser possível viver em um país menos careta. "Que o dia nasça lindo para todo mundo amanhã. Um Brasil novo, com uma rapaziada esperta", ferveu Cazuza, ao final do espetáculo, depois de "Pro Dia Nascer Feliz".

O repertório do show traz o melhor do Barão Vermelho em seus 3 primeiros discos. São 13 músicas, entre as quais: "Milagres", "Down em Mim", "Bete Balanço", "Todo Amor que Houver Nessa Vida" e a bela "Mal Nenhum", parceria entre Lobão e Cazuza, até então inédita . Nos extras, entrevistas com os bastidores do show e um clipe com “Um Dia na Vida”, extraído da segunda apresentação da banda no Rock in Rio 1, em 20 de janeiro de 1985.

No YouTube, tem a performance de “Menina Mimada”, com comentários de Nelson Motta, exibida na TV à época. Tem também uma reportagem feita por Glória Maria, ao vivo, no Jornal Nacional, enquanto a banda tocava "Sem Vergonha". Abaixo, Cazuza em entrevista fervida à Leila Cordeiro, logo após o show.


Ah! O DVD não fez muito sucesso no churrasco que rolou aqui em casa, não. Deve ter sido falta de identificação com o público do evento. Não sem protesto, foi substituído pelo acústico do Bruno e Marrone, bem mais condizente com a ocasião.


XD

Nenhum comentário: